Expedición Donde Miras

Caminhar, conhecer e transformar. Esses são os objetivos da Expedición Donde Miras em sua Caminhada Cultural pela América Latina. A primeira etapa ocorreu em janeiro deste ano, partindo de São Paulo com destino a Curitiba. Foram percorridos mais de 500 quilômetros, com 20 cidades visitadas e 24 saraus realizados em praça pública.

Mais de trinta artistas participaram, compreendendo atores, cineastas, artistas plásticos, músicos, dançarinos, produtores culturais, poetas, educadores e fotógrafos. Em seus saraus realizaram diversas manifestações e oficinas – exibição de filmes, apresentações de música, dança e teatro, performances, exposições, recitais de poesia, lançamento de livros e possíveis manifestações espontâneas.

A segunda caravana partirá no dia cinco de julho do Bar do Binho, na zona sul de São Paulo. A primeira parada é a aldeia guarani Tenonde Porá e o trajeto passa por Santos, Peruíbe, Ilha Comprida, entre outras localidades, até chegar a Cananéia.

A próxima etapa da caminhada compõe-se de colunas que partem de cinco países diferentes para se encontrar em Assunção, capital paraguaia, e está em fase de captação de recursos.

Como surgiu
Binho e Serginho, poetas parceiros, sentiam imensa vontade de desbravar esse misterioso e selvagem continente chamado América Latina. Até aí tudo bem, nada demais. Mas por que a pé? Segundo Binho, para que se possa experimentar o máximo possível, sentir cada cheiro, “trocar experiências, ouvir, somar, vivenciar na carne e nos olhos o modo como esses outros povos vivem, se organizam, se manifestam, quais rituais congregam, o modo como ocupam e como convivem com a terra e as relações humanas decorrentes dessas formas”.

Parte dos recursos são obtidos através da venda do livro Dois poetas e um caminho, de autoria de Sérgio e Binho, junto com a venda de camisetas estilizadas e do apoio de parte dos municípios visitados. Qualquer contribuição é bem-vinda, assim como a participação de todos.

Blog da Expedición: www.expediciondondemiras.blogspot.com

Share

Tags: , , ,

One Response to “Expedición Donde Miras”

  1. Blogdanega disse:

    Oi linda, estou em Curitiba…Escute, qdo vc voltar estarei aqui pra tomar umas beras, ou mesmo um chazinho alemão que eu comprei de frutas vermelhas que é otemo!!! (rs) No mais estou bem…Como dizia nosso ilustre Chico Buarque “Vai passar…”
    Bjs

Leave a Reply