Parte do coletivo Soylocoporti

Olhares de (apenas) uma latino-americana

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Expedición Donde Miras

, , ,

Caminhar, conhecer e transformar. Esses são os objetivos da Expedición Donde Miras em sua Caminhada Cultural pela América Latina. A primeira etapa ocorreu em janeiro deste ano, partindo de São Paulo com destino a Curitiba. Foram percorridos mais de 500 quilômetros, com 20 cidades visitadas e 24 saraus realizados em praça pública.

Mais de trinta artistas participaram, compreendendo atores, cineastas, artistas plásticos, músicos, dançarinos, produtores culturais, poetas, educadores e fotógrafos. Em seus saraus realizaram diversas manifestações e oficinas – exibição de filmes, apresentações de música, dança e teatro, performances, exposições, recitais de poesia, lançamento de livros e possíveis manifestações espontâneas.

A segunda caravana partirá no dia cinco de julho do Bar do Binho, na zona sul de São Paulo. A primeira parada é a aldeia guarani Tenonde Porá e o trajeto passa por Santos, Peruíbe, Ilha Comprida, entre outras localidades, até chegar a Cananéia.

A próxima etapa da caminhada compõe-se de colunas que partem de cinco países diferentes para se encontrar em Assunção, capital paraguaia, e está em fase de captação de recursos.

Como surgiu
Binho e Serginho, poetas parceiros, sentiam imensa vontade de desbravar esse misterioso e selvagem continente chamado América Latina. Até aí tudo bem, nada demais. Mas por que a pé? Segundo Binho, para que se possa experimentar o máximo possível, sentir cada cheiro, “trocar experiências, ouvir, somar, vivenciar na carne e nos olhos o modo como esses outros povos vivem, se organizam, se manifestam, quais rituais congregam, o modo como ocupam e como convivem com a terra e as relações humanas decorrentes dessas formas”.

Parte dos recursos são obtidos através da venda do livro Dois poetas e um caminho, de autoria de Sérgio e Binho, junto com a venda de camisetas estilizadas e do apoio de parte dos municípios visitados. Qualquer contribuição é bem-vinda, assim como a participação de todos.

Blog da Expedición: www.expediciondondemiras.blogspot.com

share save 171 16 Expedición Donde Miras
Um comentário em “Expedición Donde Miras”
  1. Oi linda, estou em Curitiba…Escute, qdo vc voltar estarei aqui pra tomar umas beras, ou mesmo um chazinho alemão que eu comprei de frutas vermelhas que é otemo!!! (rs) No mais estou bem…Como dizia nosso ilustre Chico Buarque “Vai passar…”
    Bjs

Deixe um comentário





Blog integrante da rede Soylocoporti