Terra sim! Barragem não!

O coletivo Soylocoporti, junto a diversos movimentos sociais e entidades, esteve nas cidades de Ribeira (SP) e Adrianópolis (PR), divididas por uma ponte que separa os dois estados. Essa região será fortemente atingida pela construção da Barragem de Tijuco Alto, que já está em início de processo de construção. Abaixo segue parecer com os danos que tal empreitada causará à área. As fotos que ilustram o post foram tiradas na marcha de protesto contra a barragem, seguida de Festival de Cultura, realizados neste último sábado, 14 de março, em caminhada de Ribeira a Adrianópolis.

Mais uma contrução conduzida por uma lógica ultrapassada, colonizadora e elitista. É nosso dever protestar.

O Rio Ribeira de Iguape é o eixo de integração cultural do Vale do Ribeira, sendo o principal rio formador da Bacia Hidrográfica do Ribeira e Litoral Sul, incluindo a região do Lagamar. Há muito tempo os povos originários do Vale, os quilombolas, os ribeirinhos e os caiçaras vivem, plantam, pescam e dependem deste rio. Foi assim que o Vale desenvolveu a sua maior riqueza: uma população que consegue, nas pequenas atividades como a agricultura familiar e a pesca artesanal, produzir e manter uma grande diversidade cultural e, ao mesmo tempo, conservar a maior área de Mata Atlântica do Brasil. Este equilíbrio caracteriza o Vale do Ribeira como uma região reconhecidamente com alta qualidade de vida, apesar dos baixos IDHs.

Apesar disso, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), uma das diversas empresas do Grupo Votorantim, tenta há mais de 20 anos construir uma Usina Hidrelétrica no Rio Ribeira de Iguape. O projeto da Barragem de Tijuco Alto está previsto para o trecho entre Ribeira (SP) e Adrianópolis (PR), no Alto Ribeira. Seu objetivo é SOMENTE produzir energia para AUMENTAR a produção de alumínio da CBA, localizada na região de Sorocaba, fora do Vale do Ribeira.
Aqui na região do Lagamar (Iguape, Cananéia e Ilha Comprida) podem ocorrer diversos impactos ignorados pela CBA e ainda não considerados pelo IBAMA: prejuízos ao ecossistema manguezal, redução da pesca da manjuba, alteração da cadeia alimentar marinha. Estas alterações, além de trazer problemas sociais, poderão afetar fortemente o turismo, que depende da pesca e da observação de botos.

Você sabia que:

– a Barragem de Tijuco Alto pode NUNCA encher?

– serão apenas 60 empregos fixos?

– você paga 10 vezes mais pela energia do que empresas como a CBA?

– o Lagamar pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape?

– o estudo de Impacto Ambiental, legalmente, deveria ser feito para toda Bacia?

– o Lagamar NÃO foi considerado no Estudo de Impactos Ambientais?

– esta energia não chegará na sua casa?

– há risco de contaminação com chumbo?

– agricultores foram expulsos de suas terras antes mesmo da hidrelétrica ser aprovada?

Fonte: http://terrasimbarragemnao.blogspot.com

Share

Tags: , , ,

5 Responses to “Terra sim! Barragem não!”

  1. Guti disse:

    Lindas fotos Mi!!

  2. projetocancion disse:

    Obrigada guti!

  3. daniel disse:

    ótimas fotos Mi!

  4. projetocancion disse:

    valeu caron, abração!!

  5. Alisson da Paz disse:

    Do caralho Mi!

Leave a Reply