Editorial da quarta edição do Jornal Caranguejo, oficina do 19º Festival de Inverno, publicado no dia 15 de julho.
Assim como a arte, o jornalismo nunca agrada a todos. Discutir a realidade em suas diversas facetas da maneira mais direta possível é dever daqueles que trabalham na área. Porém, como o ofício envolve seres humanos e interfere em suas relações, a responsabilidade é grande. A ética está atrelada ao tempo nessa profissão – o respeito é indispensável e o prazo é inflexível.
Os jornalistas tornam os fatos públicos, problematizando-os. Devem satisfação ao interesse coletivo, muitas vezes indo contra os particulares. A mídia lida diariamente com egos, ambições, injustiças – e no meio deste visado campo, profissionais batalham pela notícia segura, equilibrando-se numa corda bamba de possibilidades.
A existência humana, apesar do desenvolvimento da ciência e seus desdobramentos tecnológicos, continua sendo um mistério – portanto, aberta a diferentes interpretações. A face tangível de objetos e situações sempre encontra-se misturada à sua carga subjetiva. Por isso, a apuração dos fatos envolve fatores que não podem ser medidos e catalogados.
Criou-se o mito da imparcialidade, elemento indispensável do slogan dos jornais diários. Mas como interpretar fatos, contar histórias, ignorando a mente e o punho que a escrevem? Na oficina do Jornal Caranguejo, os alunos se surpreendem com a dificuldade de produzir matérias, essa instigante arte de esquematizar ideias. Cada um tem uma forma diferente de narrativa, conhecimento acerca de distintos temas, experiências pessoais diversas.
O respeito às diferentes opiniões e a consciência da função social da profissão devem guiar os jornalistas para longe do individualismo. Contudo, o texto sempre carrega a marca de seu autor. É esse elemento que aproxima o jornalismo da arte da escrita, aumentando o fascínio daqueles que se envolvem com a sua produção.
Tags: 19° Festival de Inverno da UFPR, Antonina, editorial, Jornal Caranguejo, jornalismo
[…] Uma das oficinas é o Jornal Caranguejo, que chega à sua 11ª edição com uma nova proposta: ao invés de contemplar somente estudantes de jornalismo, em 2009 a oficina abrange todos os interessados, estudantes da área ou não. Veja o editorial do jornal. […]