Parte do coletivo Soylocoporti

Olhares de (apenas) uma latino-americana

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nuestra Señora de la Rebeldía

, , , , , , , , ,

nuestra senora de la rebeldia Nuestra Señora de la Rebeldía

“Nuestra Señora de la Rebeldía” é um desafio que se aventura a recuperar historicamente a saga das insurreições populares a partir do convencimento de que os mitos e símbolos ancestrais podem contribuir a nutrir um imaginário coletivo reatualizado no presente, que tome corpo nas distintas formas de unidade e solidariedade que se desdobram na luta cotidiana contra as distintas máscaras que a ordem dominante adquire. A busca insistente por uma imagem dialética que possa nos aproximar de um processo de rebeldia resulta na criação desta imagem-manifesto como uma proposta de reflexão acerca da continuidade de uma resistência sustentada ao longo de séculos de conquista, colonização e saque.

Propomos desautomatizar o olhar para poder nutrir-nos com um legado que palpita no imaginário coletivo, com a certeza de que as imagens podem testemunhar e robustecer ainda mais a trama insurgente. Esta representação tem o intuito de trabalhar desde uma “política do olhar” que não se limita a um único sentido, mas que conduz a aprofundar um “olhar político” nos demais, gerando um espaço fértil para a reflexão, a crítica, a inspiração e a ação. Desta maneira, compartilhamos a bandeira que os movimentos sociais levantam em toda a América Latina – unidade na diversidade!

Esse texto foi traduzido por mim, portanto não reparem nas aproximações intuitivas, e retirado da página virtual dos Iconoclasistas – Laboratório de Comunicación y Recursos Contrahegemónicos de Libre Circulación. Eles estiveram recentemente no Brasil – tive a oportunidade de conversar com eles e me apaixonei por esse trabalho. “Nuestra Señora de la Rebeldía” está agora colada na parede da minha casa.

share save 171 16 Nuestra Señora de la Rebeldía
Um comentário em “Nuestra Señora de la Rebeldía”
  1. Que nos guie, sempre!

Deixe um comentário





Blog integrante da rede Soylocoporti